Material clínico foi transportado por um 777-300ER e chegou ao aeroporto de Guarulhos
Os primeiros 500.000 testes rápidos para o COVID-19 chagaram em São Paulo, através do aeroporto de Guarulhos. A carga foi transportada por um 777-300ER da Emirates, que decolou de Dubai, com destino a São Paulo, apenas com o material clínico.
A Emirates, assim como a maioria das empresas do mundo, assistiu uma drástica redução na demanda por voos de passageiros, seguida de uma alta na procura por voos cargueiros, obrigando utilizar parte de seus aviões de passageiros para o transporte de encomendas.
Os kits fazem parte de uma encomenda de 5 milhões realizada pela mineradora Vale. Produzidos na China, os exames permitem obter um resultado seguro em apenas 15 minutos, ampliando a capacidade do sistema de saúde brasileiro em confirmar e tratar a doença.
A entrega dos 4 milhões de kits restantes deverá ocorrer até meados de abril, segundo a Vale. O material adquirido representa metade das unidades que o Ministério da Saúde avalia necessitar neste momento. A empresa ainda adquiriu de fornecedores chineses material de proteção médica, incluindo óculos, luvas e máscaras, destinados as equipes médicas.
Os kits chegaram ao Brasil na tarde da última segunda-feira (30), por volta da 17h30, onde foram desembarcados no Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de São Paulo. A expectativa é que as autoridades realizem um rápido desembaraço da carga, considerada fundamental para a saúde pública.
Fonte: Aeromagazine