and posted in Sem categoria

De acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Rio de Janeiro registrou 274.160 inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU). O estado ficou atrás apenas de São Paulo, que conta com 288 mil participantes. Ao todo, o certame registrou mais de 2,14 milhões de inscritos para uma oferta 6.640 vagas em 21 órgãos federais, com salários de até R$ 23 mil.

Serão, ao todo, 400 locais de prova no Estado do Rio, dentre escolas, universidades, institutos etc. Os cinco locais que receberão mais candidatos são: a Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá), em Niterói; a Universidade de Nova Iguaçu, em Nova Iguaçu; a Universidade Estácio de Sá, em Nova Iguaçu; o Centro Universitário Augusto Motta, em Bonsucesso; e a Universidade Veiga de Almeida, no Maracanã.

Os oito editais preveem vagas para atuação no Estado do Rio nos seguintes órgãos:

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) Ministério da Saúde Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

As oportunidades no Rio incluem as carreiras de:

Médico Psicólogo Arquivista Bibliotecário Contador Antropólogo Assistente social Economista Engenheiro especialista em ciência e tecnologia Analista em reforma agrária

No Rio, o Concurso Nacional Unificado terá provas aplicadas em 11 cidades. São elas:

Rio de Janeiro Cabo Frio Campos dos Goytacazes Belford Roxo Duque de Caxias Niterói Nova Iguaçu São Gonçalo São João de Meriti Volta Redonda Petrópolis

A distribuição de candidatos por estado é a seguinte:

São Paulo: 288.123 Rio de Janeiro: 274.160 Distrito Federal: 261.591 Minas Gerais: 212.959 Bahia: 200.782 Pará: 154.195 Pernambuco: 128.268 Maranhão: 98.594 Rio Grande do Sul: 96.592 Paraná: 92.679 Ceará: 88.765 Goiás: 80.473 Amazonas: 75.904 Mato Grosso: 66.041 Piauí: 63.843 Paraíba: 52.702 Rio Grande do Norte: 52.072 Santa Catarina: 48.406 Rondônia: 46.040 Sergipe: 43.661 Mato Grosso do Sul: 43.325 Espírito Santo: 40.973 Alagoas: 39.495 Amapá: 31.705 Tocantins: 29.991 Roraima: 22.947 Acre: 22.861

Divisão em blocos

O novo modelo de seleção adotado pelo Concurso Nacional Unificado permite que os participantes concorram a mais de um cargo dentro de uma área escolhida. As vagas foram divididas em oito blocos, sendo sete destinados a cargos de nível superior e um para nível médio.

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal Descontos e promoções e receba as principais notícias do dia

Cada um desses blocos terá cinco eixos temáticos. Cada órgão definiu pesos diferentes para cada eixo temático. Ou seja, mesmo com as vagas agrupadas em um mesmo bloco, os conteúdos cobrados terão pesos diferentes, dependendo do cargo selecionado.

Victor Dalton, fundador e diretor do Direção Concursos, dá um conselho para quem está determinado a participar do processo seletivo:

— Como o conteúdo programático é radicalmente diferente do que vimos nos concursos na última década, o ideal é ter uma rotina de estudos de modo a passar por todas as matérias ao longo de uma semana. Desta forma, o candidato sempre estará em contato com todo o conteúdo do concurso. Assim, ele diminui as chances de esquecer a matéria à medida que avança nos estudos.

Análise de títulos

Além da prova, diversos cargos preveem uma fase de análise de títulos. Essa etapa será classificatória somente. Por isso, é importante que os candidatos tenham todos os documentos que comprovem suas titulações.

Victor Tanaka, especialista em Concursos Públicos do Estratégia Concursos, detalha que a preparação deve ser muito focada no estudo de modelo de prova aplicado pela banca. Uma outra dica é trabalhar muito a atenção nas matérias que são inéditas, conteúdos que o aluno nunca viu e que têm um peso maior, diz:

Canais do EXTRA no WhatsApp: Assine o canal INSS, FGTS e seus direitos e receba as principais notícias do dia

— A tendência é a de que a banca, inevitavelmente, acabe repetindo formas de cobrança de conteúdos prévios, nem que seja a maneira interpretativa da questão. Então, é fundamental a resolução de muitas questões da banca Cesgranrio. E, ao mesmo tempo, aliar com revisões periódicas. Numa reta final, eu recomendo menos aquela revisão do dia seguinte e mais aquela revisão semanal ou por blocos.

Filipe Chagas, professor da ZeroHum Concursos, destaca a necessidade dos alunos ingressarem em cursos preparatórios.

— Embora pareça uma propaganda, essas escolas já têm conteúdos organizados e focados para a prova, o que poupa tempo de organização dos alunos — afirma.

Tire suas dúvidas

Como ser aprovado e continuar no meu estado?

Não foi possível escolher preferência geográfica no ato da inscrição, apenas de vagas. Para permanecer no mesmo estado, o candidato tinha que observar se as vagas dentro do bloco escolhido eram, majoritariamente, voltadas para sua região.

Qual será a validade da seleção?

A validade do certame, que estava prevista para dois anos, foi modificada para um ano, podendo ser prorrogada por mesmo período, caso o governo federal avalie a necessidade. A ideia é que a realização do “Enem dos Concursos” seja mais frequente, informaram fontes no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Qual a novidade no cadastro de reserva?

O governo federal informou que as pessoas no cadastro de reserva do Concurso Nacional Unificado poderão ser convocadas para contratações temporárias em ministérios e órgãos. Ainda assim, o candidato será mantido no cadastro.

Como será o dia de provas?

Aos candidatos de nível superior, no bloco matutino, com duração de 2h30, serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos gerais, com 20 questões. Junto, será entregue uma prova discursiva de conhecimento específico do bloco. No bloco vespertino, com duração de 3h30 e 50 questões, serão cobrados conhecimentos específicos, em questões objetivas.

Aos candidatos de nível médio, no bloco matutino, com duração de 2h30, serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos gerais, com 20 questões. Junto, será entregue uma redação a ser escrita. O bloco vespertino terá duração de 3h30 e 40 questões objetivas.

Blocos temáticos

As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos. No ato da inscrição, os candidatos podiam se inscrever para mais de um cargo, desde que estivessem no mesmo bloco. Veja:

Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas) Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas) Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas) Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas) Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas) Setores Econômicos e Regulação (359 vagas) Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas) Nível Intermediário (692 vagas)

Saiba Mais:

Enfermeira que presenciou morte de jovem em hospital da Barra afirma que ele teve acesso de fúria

Desfazer

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS; inauguração foi barrada

Desfazer

Fontenelle detona Graciele: ‘Já conseguiu o macho que queria e está prenha, agora some!’

Desfazer

Mais recente Próxima Concurso Nacional Unificado: veja a relação candidato/vaga para cada bloco temático

Leave your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *